O início de 2024 fica marcado pelo ato de consignação da maior obra de sempre do Grupo ACA
LINHA RUBI - METRO DO PORTO
11 Janeiro, 2024
11 Janeiro, 2024
O projeto, com um investimento global de 435 milhões de euros, é um marco significativo na história do Grupo, bem como o maior projeto do Plano de Recuperação e Resiliência em Portugal.
A Linha Rubi caracteriza-se por um traçado de 6,4 quilómetros à superfície e em túnel, incluindo oito estações, e uma nova travessia sobre o Rio Douro, a “Ponte D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha”, uma das maiores pontes com arco de betão armado do Mundo, com 838 metros de comprimento total.
O projeto promete reforçar as ligações entre importantes centros urbanos, desde a estação da Casa da Música até o polo universitário do Campo Alegre, áreas comerciais, o hospital da Arrábida, a zona histórica de Gaia e zonas turísticas vizinhas. Os benefícios sociais, económicos e ambientais da Linha Rubi estão estimados em 1,7 mil milhões de euros.
A expectativa é que a Linha Rubi atraia 12 milhões de novos passageiros e, acima de tudo, contribua para a redução de 12 mil toneladas de dióxido de carbono durante o primeiro ano de operação. Com a estimativa de conclusão até o final de 2026, a Metro do Porto prevê que esta seja uma peça fundamental para a melhoria da mobilidade na região e um marco de sustentabilidade no transporte público.
A realização, em simultâneo dos três grandes projetos de engenharia para a Metro do Porto (Linha Circular, Linha Amarela e Linha Rubi), fazem deste projeto “Metro” a maior empreitada em curso, no nosso país.
O Grupo ACA reafirma assim o seu compromisso com a inovação e crescimento ao liderar esta iniciativa transformadora no panorama das infraestruturas portuguesas.